Você está em:

Unopar

Pesquisa revela satisfação dos alunos com EaD da Unopar

A Unopar recebeu a nota máxima, conceito 5, na pesquisa de satisfação da Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância (ABE-EAD). A pesquisa foi realizada no período de maio a setembro de 2011 em todo país e pelo terceiro ano consecutivo com alunos de graduação a distância de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares.

A intenção é apontar parâmetros na qualidade do ensino ofertado na modalidade a distância através da percepção dos próprios alunos.

Segundo a ABE-EAD, o método de avaliação realizado para a pesquisa revela pontos positivos e negativos dentro do processo de aprendizagem de cada IES e dessa forma visa colaborar com a melhoria na educação a distância no país.

Para isso, a ABE-EAD modificou o questionário utilizado nos anos anteriores e o dividiu em 7 áreas que abordam o material didático, professores e tutores, avaliações e exercícios, instituição e polo de apoio, atendimento na instituição e atendimento no polo.São 35 questões e cada área apresenta de 4 a 7 perguntas dentro do tema.O resultado do grau de satisfação é obtido através de cinco opções: 1 - completamente insatisfatório, 2 - insatisfatório, 3 - regular, 4 - satisfatório e 5 - plenamente satisfatório.

Para a professora Elisa Maria de Assis, pró-reitora de ensino a distância da Unopar, o resultado da pesquisa valida mais uma vez a qualidade de ensino. ”Nossos alunos tem a oportunidade de expressar a opinião com relação ao processo de ensino aprendizagem adotado pela Universidade. Excelente atestado de qualidade feito por quem é o maior interessado no ensino, o aluno”, ressalta.

A ABED-EAD entrevistou 16.200 alunos de graduação matriculados em 67 instituições de ensino superior com turmas em andamento até maio de 2011.

Os critérios para a participação na pesquisa foram 5% para IES com menos de 10 mil alunos e 500 alunos para IES que possuam mais de 10 mil alunos matriculados. Os dados de cada IES foram obtidos junto ao Ministério da Educação (MEC) através do Censo EaD 2010 e nas próprias instituições.

A nota divulgada pela ABED- EAD é a média final obtida através da soma e cálculo de todos os critérios da avaliação.